quinta-feira, 28 de julho de 2011

QUEM ME DERA

Ah! quem me dera
Em teus braços estar
Poder sentir teu calor
E a tua boca beijar
Sentiria emoção
Muita paz no coração
E o meu sangue a pulsar!

Ah! quem me dera
Poder seguir meu destino
Voar pra junto de ti
Igual a um passarinho
Sentiria emoção
Muita paz no coração
E o aconchego do ninho!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

PRESERVE A NATUREZA

Os homens estão poluindo
Com tanta intensidade
Que a natureza está reagindo
 Veja que calamidade!

Acontecem terremotos
E enchentes todo dia
 E o povo está sofrendo
Com tamanha agonia!

Tem até o Tsuname
Que outrora não havia
Destruindo as cidades
Com fúria e rebeldia!

 Deslizamentos de terra
Soterrando as cidades
O povo desaparecendo
Sem deixar posteridade!

Toda a Natureza sofre
Com a falta de respeito
Os Rios desaparecem
Não se vê mais o seu leito!

Mas ainda está em tempo
De alguma coisa fazer
Preserve a Natureza
Não deixe ela morrer!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

UMA BREVE NOTA SOBRE A ORALIDADE E A ESCRITA, A LEITURA E A GRAMATICA NA SALA DE AULA

        Até bem pouco tempo, a escrita tinha espaço privilegiado, e a oralidade não tinha tanta importância no processo de ensino e aprendizagem. Uma ideia " interessante " ocupou por muitos tempos a mente de muitos pais que diziam " Basta ao meu filho saber ler e escrever uma carta," para eles isso era o suficiente. Hoje, porém, sabemos que as duas - oralidade e escrita - caminham juntas.
        Estamos constantemente fazendo uso da oralidade, principalmente quando abordamos os gêneros textuais na sala de aula, como o seminário, a entrevista, dentre outros.
        Quando nos voltamos para o campo da leitura, algo deve ser dito, os alunos não cultivam mais o gosto pela mesma, pouco se consegue em uma aula voltada para a leitura, e é por esse motivo que temos dificuldades quanto ao aprendizado da gramática, uma vez que esta é contextualizada.
         Vale ressaltarmos que, o aluno que não gosta de ler, não consegue ter uma boa oralidade, e este gosto pela leitura, inicia-se nos primeiros  anos de vida.

terça-feira, 26 de abril de 2011

MINHA HISTÓRIA COMO EDUCADORA

       Aos dezenove anos concluí o pedagógico, logo em seguida tive a oportunidade de participar do primeiro concurso público municipal, no qual fui aprovada, mas, antes já prestava serviços na creche José Soares dos Reis ( Educação Infantil ).Foi nessa creche que lecionei pela primeira vez.
       Sempre tive desejo de ser educadora, e com muitas dificuldades consegui fazer o curso acima citado. Depois de alguns anos no magistério, fiz faculdade de Letras Português, no período especial, pela Universidade Estadual do Piauí.

        De  dois mil a dois mil e sete fui secretária das escolas Vereador Waldemar Salles e Professora Osmarina, onde hoje ministro aulas para 5ª e 7ª séries do Ensino Fundamental. Participei do curso Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II - no ano de dois mil e nove.

      (Antonia Irani Soares Santana)

AMOR E PAIXÃO

O amor acende a alma
Para o fogo da paixão
Somente quando amamos
E ao outro nos entregamos
Experimentamos essa emoção.

O amor acende a alma
Para o fogo da paixão
E num sentimento profundo
Esquecemos este mundo
Na mais sublime afeição.

Somente quando amamos
E ao outro nos entregamos
Experimentamos essa emoção
E então
O amor acende a alma
Para o fogo da paixão.

Num sentimento profundo
Esquecemos este mundo
Na mais sublime afeição
E só então
O amor acende a alma
Para o fogo da paixão.

CASTELO DO PIAUI

Castelo do Piauí
Terra boa de se ver
Tem um povo acolhedor
Tem paz e muito amor
Dá orgulho aqui viver!

Castelo a tua gente
Vive sempre a trabalhar
De janeiro a janeiro
O teu povo é matreiro
E não se cansa de lutar!

Castelo eu te parabenizo
Pelo portal que ganhaste
Obra monumental
Tem um formato sem igual
Que a engrandece como cidade!

Quem bebe da tua água
Quando vem te visitar
Volta mais de uma vez
Provando que você fez
De todos, gente de cá!

Nestes versinhos que fiz
Para finalizar
Castelo eu reconheço
Que tu tens sido o meu berço
Desde que aqui vim morar!

(Autora: Antonia Irani Soares Santana
05 de abril de 2010)

quinta-feira, 17 de março de 2011

SALMO 23

O SENHOR É O MEU PASTOR
NADA  ME FALTARÁ.
DEITAR-ME FAZ EM VERDES PASTOS,
GUIA-ME  MANSAMENTE 
A  ÁGUAS TRANQUILAS.
REFRIGERA A MINHA ALMA;
GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA
POR AMOR DO SEU NOME.
AINDA QUE EU ANDASSE PELO VALE
DA SOMBRA DA MORTE,
NÃO TEMERIA MAL ALGUM,
PORQUE TU ESTÁS COMIGO;
A TUA VARA E O TEU CAJADO
ME CONSOLAM.
PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM
NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS,
UNGES A MINHA CABEÇA COM OLEO,
O MEU CÁLICE TRANSBORDA.
CERTAMENTE QUE A BONDADE
E  A MISERICORDIA
ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS
DA MINHA VIDA;
E HABITAREI NA CASA DO SENHOR
POR LONGOS DIAS.