Até bem pouco tempo, a escrita tinha espaço privilegiado, e a oralidade não tinha tanta importância no processo de ensino e aprendizagem. Uma ideia " interessante " ocupou por muitos tempos a mente de muitos pais que diziam " Basta ao meu filho saber ler e escrever uma carta," para eles isso era o suficiente. Hoje, porém, sabemos que as duas - oralidade e escrita - caminham juntas.
Estamos constantemente fazendo uso da oralidade, principalmente quando abordamos os gêneros textuais na sala de aula, como o seminário, a entrevista, dentre outros.
Quando nos voltamos para o campo da leitura, algo deve ser dito, os alunos não cultivam mais o gosto pela mesma, pouco se consegue em uma aula voltada para a leitura, e é por esse motivo que temos dificuldades quanto ao aprendizado da gramática, uma vez que esta é contextualizada.
Vale ressaltarmos que, o aluno que não gosta de ler, não consegue ter uma boa oralidade, e este gosto pela leitura, inicia-se nos primeiros anos de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário